Patologias >
Cotovelo
A luxação de cotovelo é o deslocamento da articulação entre o braço e o antebraço e pode ocorrer decorrente de traumas graves que afetam os membros superiores, por exemplo queda de altura, acidentes de moto e carro.
O estabilidade do cotovelo é promovida pela sua característica anatomia óssea de “dobradiça” e por vários ligamentos, por isso, normalmente é necessário um trauma grave para ocorrer o seu deslocamento e é comum ocorrer fraturas associadas.
A luxação é acompanhada de dor intensa e grave deformidade no cotovelo, o que impossibilita a movimentação do braço imediatamente. A luxação requer atendimento médico ortopédico de urgência para colocar o cotovelo no lugar e fazer o correto diagnóstico e tratamento de possíveis fraturas e outras lesões associadas.
Vale ressaltar que a luxação do cotovelo associada a fraturas não diagnosticadas e tratadas corretamente, podem causar problemas a longo prazo. O tratamento imediato, voltando o cotovelo à sua posição normal, diminui as chances de sequelas mais graves restaurando a capacidade de realizar as atividades mais rapidamente.